Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma cobertura densa, pesada e acolhedora, feita sob medida para transformar um interior rústico em um espaço para as pessoas.
A fortaleza, construída no século XIV, se localiza num ponto estratégico da chamada "Banda Gallega" - linha defensiva construída para proteger o sul da Espanha de possíveis invasões portuguesas - e apresenta conexões visuais com os castelos vizinhos de Cala e de Santa Olalla del Cala.
As condicionantes fundamentais do projeto foram o orçamento extremamente limitado; a preservação do caráter patrimonial do castelo; o respeito às intervenções anteriores realizadas na muralha; e o uso do castelo como um espaço de encontro para o público.
Aproveitou-se o acentuado declive do terreno natural do pátio do castelo - uma estratégia para minimizar a intervenção. O projeto consiste em uma série de muros de contenção baixos que dão forma aos platôs que recebem os eventos, e outros muros mais altos, que se articulam com as rampas, garantindo a acessibilidade do espaço.
As áreas deixadas sem tratamento respondem a uma dupla abordagem. Por um lado, tratam de revelar a extrema superficialidade da intervenção, e por outro, servem de testemunho do limite orçamentário e das condicionantes preexistentes no espaço do pátio. Assim, a intervenção produz uma nova praça pública; as paredes do castelo como tecido urbano, as portas como ruas, e os espaços internos como áreas de estar. Um novo espaço urbano cercado pela natureza.